Em todos esses anos envolvidos no mercado da construção civil, nossos vendedores e representantes recebem diversas solicitações de orçamento de lonas plásticas. Mas como efetivamente saber se uma lona é ou não resistente?
Primeiramente, precisaremos entender qual unidade usamos para calcular a espessura da lona e, por sua vez, a resistência que ela suporta nos diversos tipos de aplicações.
Micra: como é calculada?
Micra é o plural de mícron. É representada pelo símbolo (µm). O mícron corresponde à unidade de medida microscópica em que 1 unidade equivale a 1 mm dividido por 1000. Sendo assim:
1 mícron = 0,001
Com essa informação, podemos aprender como definir a micragem de uma lona pelo seu peso. Como? Digamos que um rolo de lona tenha 60 kg e sua medida seja de 4 x 100 metros (totalizando 400 m²). A fórmula para o cálculo é a seguinte:
Peso/Área = Resultado x 1000 = Micragem
Ex.: 60/400 = 0,15 x 1000 = 150 micras.
Com essa fórmula simples, podemos definir a resistência da lona. Quanto maior a micragem, mais resistente ela será.
Por que é importante?
Saber a micragem de uma lona é importante quando seu uso envolve impermeabilização ou proteção de determinados bens e maquinários contra chuvas, por exemplo. Se em determinado local requer maior proteção contra a umidade e infiltração, seria de extrema importância certificar-se de que está sendo usada uma lona mais grossa e que não rasgará facilmente. Por outro lado, se o objetivo é somente cobrir máquinas e equipamentos contra a poeira, seria interessante utilizar uma lona com menos micras, pois seria mais econômico.
Concluímos que para determinados fins, lonas com maior ou menor número de micras são eficientes. Mas se a aplicação pretendida requer resistência, faça o cálculo para saber qual a melhor micragem para atender a necessidade. Lembre-se: "às vezes a economia, pode incidir em prejuízo". A escolha por lonas com uma micragem alta pode resultar em mais gastos, mas também poderá evitar retrabalhos e desperdício de verba.
Comments