
DESCRIÇÃO
A LINHA DE VIDA é um sistema, que cria uma espécie de corda há uma distância média de 1,20 metros do limite da laje, protegendo o profissional na montagem de formas, concretagem e acabamento de lajes ainda na fase em que não foi feita a alvenaria do edifício.
É considerado um Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), uma vez que suporta mais de um colaborador simultaneamente, na maioria dos sistemas.
MONTAGEM
É composto por um suporte de metal transpassado entre 3 pavimentos e um cabo de aço que faz a ligação entre os suportes, formando uma ancoragem.
Para fixar-se nessa ancoragem, o profissional utiliza um cinturão do tipo trava quedas com talabarte.



TIPOS
Podemos dividir os modelos de Linhas de Vida em dois grupos:
-
fixas (horizontal ou vertical).
Recomendada para obras que não necessitarão de futuras alterações em suas estruturas. A montagem é realizada uma única vez.
-
móveis (horizontal ou vertical).
Podem ser montadas e desmontadas, facilitando o transporte para lugares diferentes da obra.
Para saber qual o modelo é o mais adequado para a obra em andamento, dependerá do tipo de atividade e da necessidade identificada pelos profissionais de Segurança do Trabalho.
Entender como funciona cada uma dos tipos desse sistema é fundamental para conseguir tomar uma decisão que seja assertiva, pois escolher o equipamento errado pode resultar em falsa segurança, o que expõe diretamente os colaboradores ao risco iminente de queda.